Entrevista

Páginas interessantes

11.10.12

Como cuidar de filhotes de gatos



Muita gente curtiu a postagem sobre como cuidar de gatinhos bebês (veja AQUI), por isso resolvi fazer outra postagem como aquele com mais umas dicas, afinal, dicas nunca são demais. Mas não esqueçam: NENHUMA DICA DE INTERNET DEVE SUBSTITUIR O MÉDICO VETERINÁRIO, a presença dele é fundamental para a sobrevivência e saúde de qualquer animalzinho.

Segundo a veterinária da Secretaria Especial dos Direitos dos Animais - SEDA, Adriana Lopes, existem técnicas alternativas para substituir a presença da mãe, oferecendo-se aleitamento sucedâneo às crias com menos de 30 dias.


A drª. Rejane Melki, antes de se tornar médica veterinária e na época também precisou improvisar. Ela diz que quando alguém encontrar um gatinho filhote a primeira coisa a fazer é levá-lo a um veterinário assim que for possível. Ele irá examiná-lo, ver seu estado de saúde, calcular sua idade e orientar você a respeito dos cuidados, vacinas, etc.

Se notar que o gatinho está muito desidratado,  não responde a estímulos, debilitado por não se alimentar há muito tempo, você pode dar  Pedialyte sem sabor, que se compra em qualquer farmácia, ou passar glucose de milho (Karo) na sua gengiva para elevar o nível de açúcar no sangue. Com isso você ganhará um tempo precioso para conseguir chegar ao veterinário mais próximo.  
Se você já tiver outros gatos em casa, o gatinho deverá ficar de quarentena. Isso evitará que  ele passe, caso tenha, alguma doença para os gatos já existentes.
A separação também evitará acidentes, já que ele é pequeno e indefeso. Os mais velhos podem considerá-lo uma ameaça, um estranho que invadiu seu território. É necessário um tempo de exposição lento e gradual, sob supervisão, para que se acostumem uns aos outros. 

Providencie uma caixa de papelão forte. Se estiver em época de frio, forre com bastante jornal, toalhas velhas mas macias, cobertores velhos, etc. para deixá-lo aquecido. Isso é muito importante. O frio pode matar um filhote em pouco tempo. Se no lugar onde você mora faz muito frio, será necessário algum tipo de aquecimento, como uma bolsa de água quente colocada debaixo de toalhas. Mas por favor  CUIDADO, não é para assar os pequenos, mas sim aquecê-los. Cuidado com a temperatura. Calor em excesso também pode ser fatal.
A caixa dos gatinhos deve ficar em local protegido de correntes de ar, calmo e com pouco barulho. Você pode colocar uma tolha por cima da caixa, deixando, é claro, uma abertura para a passagem e renovação de ar. A tolha manterá a caixa aquecida e no escuro, ajudando os pequenos a dormir.
Se você tiver algum bichinho de pelúcia ou algodão, lavável, pode colocá-lo na caixa. Assim eles terão a sensação de estarem com a mãe e ficarão mais tranqüilos.
Imagem de
Eu Amo Gatos
Procure num bom Pet Shop por leite em pó específico para gatos e mamadeira. Em caso de emergência, até conseguir comprar o necessário, você pode improvisar com conta-gotas ou mesmo pequenas mamadeiras para bebês (chucas) tomarem chá ou remédio. Use leite para bebês, como o Nanon ou mesmo leite de vaca, mas isso por muito pouco tempo, já que esses tipos de leite causam diarréia.  
Se onde você está não existe leite para gatinhos, você pode utilizar uma receita especial de suscedâneo: 

- 1 litro de leite Integral
- 2 gemas
- 2 colheres de sopa de creme de leite
- 1 colher sopa de açúcar
- 1 pitada de sal
Modo de Preparo: Bata as gemas, acrescente o leite e coloque a ferver.
Quando estiver fervendo, coloque os demais ingredientes. Deixe esfriar.





A SEDA divulgou essa outra receita, que constou no informativo do dia 05 de outubro, usada pela equipe de veterinária e que pode ser utilizada para filhotes de cães e gatos:

Receita – opção 1
- 200ml de leite integral 
- 1 gema de ovo
- 1colher de sopa de creme de leite
- 1 colher de chá de mel
Modo de preparo
Ferver o leite com a gema de ovo. Quando estiver morno, acrescentar o creme de leite e o mel. Depois de misturar os ingredientes, colocar em uma mamadeira específica para filhotes. “É muito importante o uso da mamadeira para evitar que o leite entre na traquéia ao invés do esôfago”, alerta Adriana. O leite deve ser oferecido a cada duas horas.

Receita –opção 2
- 1 litro de leite integral
- 1 gema de ovo
- 1 colher de sopa de nata
- 1pitada de sal
- 1 colher de chá de mel
- 1 folha de gelatina incolor
- 1 colher de sopa de Calcigenol
Modo de preparo
Bater tudo no liquidificador e manter na geladeira. Antes de oferecer ao filhote, aquecer em banho-maria.

A dra. Adriana Lopes também recomenda estimular a urina e as fezes do animal com a utilização de um algodão umedecido em água morna, que simula a língua da mãe. Mais: para que o metabolismo do filhote funcione bem, é indicado mantê-lo aquecido. “Esta fase exige um pouco mais dos tutores dos animais, mas é gratificante vê-los abrindo os olhinhos e crescendo saudáveis. O que ganhamos no futuro é o amor incondicional que eles nos transmitem”, conclui a veterinária.



Muitos já devem ter ouvido falar no site Cachorro Verde, referência em alimentação natural para animais.  Nesse site há uma receita muito boa de leite substituto para filhotes de gatos (e para filhotes de cães também rsrrss) que, segundo o site, é bem parecido com o leite da gata:


- 2 xícaras de leite integral (de preferência leite de cabra) 
- 2 ovos grandes
- 5 colheres de chá de pó de proteína (de fontes animais)
- 1/8 de colher de chá de pó de casca de ovos
- 2 ou 3 gotas de limão
- o equivalente à dosagem de um ou dois dias de complexo vitamínico para um gato adulto, em pó ou em comprimido, porém triturada
- 100 mg de suplemento de taurina (se já estiver presente no complexo vitamínico para gatos, não precisa)

Rende 3 xícaras.

Preparo:
Misture bem os ingredientes. Aqueça a mistura à temperatura do corpo e ofereça usando mamadeira de boneca, conta-gotas, seringa ou mamadeira própria para filhotinhos. É importante que o leite seja oferecido sempre aquecido. Para isso coloque a mamadeira dentro de uma panela com água quentinha (não muito quente). Mas atenção: precisarficar à temperatura do corpo, caso contrário, o leite provocará queimaduras na boquinha e no esôfago do filhote. Para evitar acidentes, não use o microondas para aquecer a fórmula. Antes de oferecer pingue algumas gotas na parte interna de seu pulso ou afira a temperatura usando um termômetro. A fórmula deve estar a 38 graus centígrados.


Observações: 
Se não for possível comprar leite de cabra integral, procure optar por leite A integral de vaca, não submetido ao processamento UHT – como os das marcas Xandô ou Leite da Fazenda. São opções mais “puras” e nutritivas, com um perfil de proteínas mais adequado às necessidades de carnívoros como os cães e os gatos.
O pó de proteína é um opcional que, como o próprio nome explica, aumenta os níveis protéicos da fórmula. Escolha um produto à base de albumina, sem sabor, composto por 80% de proteína de origem animal. Produtos similares à base de soja não são adequadas para filhotes. A proteína em pó pode ser comprada em lojas de suplementos para atletas.
As gotas de limão também são opcionais, mas elas ajudam a acidificar a fórmula, o que potencializa a absorção do cálcio do pó de casca de ovos no intestino do filhote.
Caso prefira optar por uma fonte de cálcio diferente, como gluconato ou lactato de cálcio, consulte um médico-veterinário para determinar a quantidade a ser oferecida. Não suplemente o cálcio sem o devido conhecimento. O excesso de cálcio faz mais mal do que uma leve deficiência neste mineral. Vale lembrar também que o cálcio porventura presente em complexos vitamínico-minerais para cães e gatos geralmente não contém esse mineral em quantidade suficiente.

Como oferecer:
Ofereça a cada gatinho apenas o suficiente para aumentar discretamente o abdômen, sem distendê-lo. Cuidado para não se empolgar. Interrompa a “mamada” antes do gatinho perder o interesse, ou ele consumirá demais. O importante não é o volume oferecido a cada mamada, e sim a regularidade da oferta.
Após cada “refeição”, é preciso ter alguns cuidados importantes. Coloque o filhotinho para “arrotar”, como é feito com os bebês humanos. Essa dica é da Camilli Chamone, criadora de French Bulldogs. Massageie gentilmente a barriguinha do filhote para estimular o trânsito intestinal. Com um algodão limpo embebido em água morna, esfregue gentilmente a região genital e anal. Com isso você imita a mamãe gata, que lambe essas regiões para estimular a micção e a defecação nos gatinhos. Quando o filhote completar três semanas de vida, você pode começar a adicionar um pouco de aveia cozida ou um pouquinho de fígado, rim ou coração moído à fórmula. Da 4ª a 6ª semana promova o desmame. Com seis semanas de vida, os gatinhos já estarão comendo tudo na vasilha!

Diarréia

Um desafio em relação a alimentar artificialmente gatinhos e cãezinhos órfãos é a diarréia que pode resultar da oferta de fórmulas desbalanceadas ou do fornecimento excessivo de fórmula. Até que você adquira alguma experiência, tenha muito cuidado para não oferecer em excesso. Se ocorrer diarréia, procure o veterinário. Pode ser preciso dar fluidos de reposição eletrolítica por via oral.
Aqui vai uma fórmula herbal bastante útil para tratar diarréia em filhotes novinhos. Prepare um chá de camomila: adicione 470mL de água fervente à 2 colheres de chá de erva de camomila desidratada (a “de verdade”, não a de saquinho de chá). Deixe infundir por 10 minutos, coe e acrescente ½ colher de chá de sal marinho. Dê uma dose – o equivalente a uma mamada de alguns minutos – três vezes ao dia. Entre cada dose, administre a solução eletrolítica via oral, de acordo com a recomendação do veterinário.

Constipação

Constipação é outro problema que pode ocorrer. Geralmente resulta da oferta de pouca fórmula ou de estimulação insuficiente para defecação após as mamadas – uma tarefa que cabe a você. Quando ficam constipados, cãezinhos e gatinhos apresentam barriguinhas estufadas e ficam apáticos. Podem se afastar do ninho e se tornam frios ao toque. É sinal de que não estão nada bem. Uma opção de tratamento sem efeitos colaterais é com o remédio homeopático Nux Vomica na potência 6CH ou 30CH. Uma única administração geralmente é o suficiente. Pode-se dissolver os glóbulos homeopáticos (as bolinhas) em um pouco de água filtrada e pingar algumas gotas na boquinha do filhote. Se o cãozinho ou gatinho continuar constipado, chame o médico-veterinário.



E as dicas preciosas do Beco dos Gatos continuam: Dar a mamadeira a filhotes tão pequenos pode ser um grande desafio. Mas tenha calma e paciência. É tudo uma questão de tempo, prática e adequação para ambas as partes.
O importante é que o filhote se sinta estimulado a mamar. No início não vai ser fácil, já que ele não irá reconhecer naquela coisa de borracha as tetas de sua mãe. Mas a fome e o instinto de sobrevivência sempre falam mais alto. Para que ele não desista de sugar o bico da mamadeira, o tamanho do furo é muito importante. Se for muito pequeno ele se cansará logo e desistirá de mamar. Mas também não pode ser tão grande que ele se engasgue.
Se o gatinho se recusar a mamar, tente mudar a posição da mamadeira, do bico na boca, mude a posição do gatinho, até descobrir a forma que dá mais certo. A minha Docinho só mamava de barriga pra cima, em qualquer outra posição ela se recusava a mamar.
Se depois de tudo, ele continuar a se recusar, procure a ajuda de um veterinário.
Fique atento à quantidade que o gatinho mama e se perde peso. Eles devem mamar com intervalos regulares, que vão se espaçando a medida que crescem. Com 4 semanas, época do desmame, eles mamam apenas 2 vezes ao dia, já que comem papinha além da mamadeira.
Com 3 semanas você pode iniciar o processo de desmame. Geralmente não é difícil e os pequenos gostam de experimentar novos sabores. Acrescente ao leite, um pouco de sopa de bebê, batida no liquidificador.
Essa sopa é feita com legumes variados, carne branca de frango, um cereal (arroz, aveia, ou outro), um pouquinho de sal. Deixar cozinhar bem e depois de frio bater no liquidificador até ficar homogêneo. Ofereça morna.
Com 4 semanas ofereça a sopinha num pires, em pouca quantidade. Eles vão se sujar, mas estão aprendendo a comer sozinhos, e isso é ótimo pra você!
Após a festa, limpe-os com pano úmido em água morna, seque-os bem para que não sintam frio.
Outro ponto importante é a higiene. Você certamente não irá gostar, mas terá que substituir a mãe nessa tarefa também. Quando muito pequenos, os gatinhos só evacuam e urinam quando estimulados pelas lambidas da mãe, quando esta os lava após as mamadas. Calma, você não precisa lambê-los! Um algodão embebido em um pouquinho de água filtrada  morna já faz o serviço. Aproveite para limpá-los de resíduos de leite, fezes e urina, para que o local onde dormem e passam todo o tempo esteja sempre limpinho. Troque regularmente toalhas, jornais, etc.
Até abrirem os olhos, por volta de 10 dias, os gatinhos costumam produzir muito pouca fezes. Mas se não fizerem nada por mais do que dois dias, procure a ajuda do veterinário.
Com 3 semanas de idade, você pode fazer aos pequenos a primeira apresentação a uma caixa sanitária. Utilize uma caixa baixa e pequena, coloque um pouco de granulado sanitário e deixe que explorem a caixa. Se puder coloque um pouquinho das “necessidades” na caixa, isso irá ajudar na aprendizagem. O instinto de enterrar na areia é natural e não precisa ser ensinado.
O período de 2 a 7 semanas é muito importante para a socialização. O contato positivo com humanos diferentes nessa fase, fará com que o gato cresça amistoso.

Para concluir deixo esse vídeo fofo que achei em uma página árabe chamada قطوسي راسو عالي


Essa posição está ERRADA. Quando os gatinhos mamam assim o risco do leite ir parar nos pulmões é grande.
O vídeo é fofo, mas não tentem fazer assim que o resultado pode ser fatal!!!!

ESSA É A POSIÇÃO CORRETA!!!
Associação Projeto Animais de Barcelos de Portugal ensina como dar o leitinho aos bebês evitando que eles se engasguem.

LEMBRANDO DE SEMPRE CONSULTAR O MÉDICO VETERINÁRIO, POIS SÓ ASSIM ESTAREMOS GARANTINDO A SAÚDE E O BEM ESTAR DOS PELUDINHOS.



31 comentários:

  1. Que coisa mais linda esses gatinhos tomando mamadeira! Tive uma gatinha que morreu deixando 5 filhotes recém nascidos, e tive que alimenta-los assim. Foi uma uma época muito difícil pra mim, porque eu trabalhava dois horários, meu filho era criança e dependia de mim para tudo.

    ResponderExcluir
  2. Tive isso em casa, como era lindo meu Milkynho bebê mamando, ele mexia as orelhinhas (micro) igual a um gato de brinquedo! Graças à Deus meus cuidados funcionaram e ele é um lindo bebezão de 4 anos

    ResponderExcluir
  3. Me ajudem por favor, um gatinho entrou ontem no meu quintal, eu comprei ração prá ele e dei um banho mas eles está infestado de pulgas, muuuuita mesmo e eu não sei o que fazer até pq sei q é perigoso dar remédio de puga prá filhote, existe alguma solução? Não sei o que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez peguei um gatinho da rua infestado de pulgas também. Ele só tinha um mês e pouco de vida. Embora não seja muito recomendado dar banho em filhotes, eu mergulhei ele numa bacia com água morna para acabar com as pulgas. Funcionou.

      É muito perigoso usar produtos com venenos em animais. A FrontiLine tem um veneno em spray que eles juram que pode ser usado em filhotes a partir de 2 dias de vida, mas ainda acho que a melhor opção é consultar um veterinário!

      Excluir
  4. Eu so encontrei leite de vaca com processo UHT. Meu gatinho vai morrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leite de cabra, vende em qualquer mercado (Carrefour, Guanabara, presunic,etc.), ele pode ser em pó ou caixinha.

      Excluir
  5. de quanto em quanto tempo devo alimentar meu gatinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chrystal,
      Isso varia muito de acordo com a idade do gato e com o estado de saúde dele. Em geral é de 3 em 3 horas. Mas se ele for recém nascido é melhor de 2 em 2 horas. Sim, isso inclui levantar de madrugada. kkkk
      A partir de 4 semanas eles já conseguem comer ração, então dá para diminuir para uma periodicidade de 4 horas e com o tempo ir reduzindo cada vez mais. Com 6 semanas eles não precisam mais de leite.
      Mas como já disse, isso pode variar de acordo com o estado de saúde deles, idade, tamanho (filhotes de mesma idade podem ter tamanhos diferentes).... O ideal é levar o seu gatinho para uma consulta no veterinário para fazer uma avaliação, ele indicará o leite adequado e a frequência da alimentação.
      bjus

      Excluir
  6. Preciso de uma ajuda Estou com um gatinho a 8 dias Comprei leite para gato Mas há 5 dias ele não faz cocô já estimulei ele com o algodão mas não tive resultado que eu posso fazer para ajudar tem alguma Coisa que eu posso dar

    ResponderExcluir
  7. Colocaram na minha porta um.filhote de fato aparenta ter uma semana quase n tem pelos os olhos estão fechados nossa fiquei sem saber o que fazer mas com as dicas que encontrei aqui vai me ajudar muito

    ResponderExcluir
  8. Colocaram na minha porta um.filhote de fato aparenta ter uma semana quase n tem pelos os olhos estão fechados nossa fiquei sem saber o que fazer mas com as dicas que encontrei aqui vai me ajudar muito

    ResponderExcluir
  9. Não esqueça o banho de sol para evitar raquitismo. Antes das 10h ou depois das 16h

    ResponderExcluir
  10. Gente eu estou perdida ! Nunca cuidei de um gatinho , sempre resgato cachorros na rua e coloco pra adoçao mas gatinhos nunca me apareceram e hoje achei um filhote e nem sei o que fazer . SOCORRO rs ele já anda e tem lindos olhos azuis , coloquei um pratinho de ração e água a bichinha devorou tudo então a parte de alimentação foi fácil rs mas foi bom saber como devo cuidar de filhotes menores . Ahh ela também já está fazendo suas necessidades sozinha . Ufa . Minhas dúvidas são.. Quais são as vacinas que devo dar? Remédio de verme também? Tem mais alguma coisa que preciso fazer além de dar comida , brinquedos e uma caminha rss (claro que estou falando a grosso modo, mas de repente eles necessitam de algo que cachorros dispensam) me ajudem . Email: jribeiros_@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é você levar esse gatinho até um veterinário para que ele estime quanto tempo esse gatinho tem de vida, examinando os dentes eles tem como chegar numa idade aproximada. O veterinário vai poder te indicar a melhor forma de alimentar ele e já vai te orientar em relação às vacinas e vermífugos. Bejus!!

      Excluir
    2. 27

      Oi , vermifuguei e darei as vacinas em casa mesmo . Agradeço a atenção , eu entendo a sua preocupação em que eu leve ao veterinário, mas infelizmente não tenho condições e onde mora é muito difícil achar um que se disponha a me ajudar . Estou fazendo o que está ao meu alcance , A Mia, gatinha que falei está muito bem , brincando e parece saudável até o momento. Deus me colocou novamente na vida de outros 4 filhotes (dessa vez rn, por volta de 10 dias) logo depois que vi esse post. Acho que era pra ser ! Estou fazendo conforme as indicações do blog e de uma veterinária que da consultoria no Youtube. Como disse não tenho condições de levá-los a um veterinário por enquanto, estou tratando eles da melhor forma que encontrei e claro separados da Mia.
      Mesmo assim , obrigada !

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. com quanto tempo de vida posso vermifugar um gatinho e dar vacinas?

    ResponderExcluir
  13. com quanto tempo de vida posso vermifugar um gatinho e dar vacinas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe uma tabela de vacinação. Veja no YouTube. Tem tb na internet em sites seguros.Dotes especializados em cães e gatos.

      Excluir
    2. Existe uma tabela de vacinação. Veja no YouTube. Tem tb na internet em sites seguros.Dotes especializados em cães e gatos.

      Excluir
  14. Meu gatinho esta espirrando.. posso dar algum cha ou algo do tipo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve ele no veterinário. Gatos são animais muito sensíveis e qualquer resfriadinho pode evoluir para algo mais grave muito rápido.

      Excluir
  15. Adorei o video, é muito útil. Obrigado por postar!

    ResponderExcluir
  16. Eu encontrei uma gatinha na rua e a adotei,não faço a menor ideia do tempo de vida dela mas aparenta ter mais de duas ou três semanas.Ela ja pula de coisas altas e sobe escadas muito rápida ela kk ela ja pode ser alimentada com ração?e ela tem pulgas,eu poço dar banho nela para acabar com a infestação?

    ResponderExcluir
  17. Tenho 5 gatinhos que encontrei hoje numa caixinha de sapatos. Recém nascidos, olhinhos fechados... Uma coisa séria! Alguém quer me ajudar adotando algum? Sou ativista de animais, tenho cães e gatos já... Meu e-mail buregioadvocacia@outlook.com

    ResponderExcluir
  18. Tenho 5 gatinhos que encontrei hoje numa caixinha de sapatos. Recém nascidos, olhinhos fechados... Uma coisa séria! Alguém quer me ajudar adotando algum? Sou ativista de animais, tenho cães e gatos já... Meu e-mail buregioadvocacia@outlook.com

    ResponderExcluir
  19. Meu gato tem 45 dias e só quer beber leite, oque eu faço? Ela n parece estar doente, corre o dia todo pro lado e pro outro, e e´bem espertinha. Ja tentei dar ração, mas ela só quer leite. Porém quando eu estou comendo lanche, ela fica miando do meu lado

    ResponderExcluir